Pesquisar no site
Acesse o novo Portal do Aluno

 

3º Colóquio de Outono da Esmesc traz temática atual sobre “A Lei Anticorrupção e as práticas do Compliance nas empresas como forma de contribuir com a mitigação e prevenção de riscos”. Com certificação de 4 horas, o evento tem nova data, 7 de julho de 2018, sábado, das 8h às 12h, no auditório da AMC/Esmesc. Os inscritos para a data anterior deste Colóquio não necessitam refazer as inscrições, pois já estão confirmadas. O Colóquio foi transferido, naquela ocasião, em virtude das incertezas provocadas em função da greve dos caminhoneiros e pelas dificuldades no transporte.

O ambiente de negócios no Brasil tem se tornado mais competitivo e as crises financeiras, no ambiente empresarial, estão cada vez mais presentes, em decorrência das turbulências internas e externas. Muitos fatores têm contribuído para que o mundo empresarial esteja passando por significativas mudanças no âmbito econômico, político e social.

O mundo dos negócios se move com muita rapidez e essa dinamicidade faz com que cada dia surjam novas formas que passam a contribuir com a mitigação e prevenção de riscos operacionais, financeiros, ambientais, entre outros. Nesse momento, uma das formas que tem se tornado cada vez mais presentes no Brasil é o Compliance, que visa auxiliar a aplicabilidade da Lei Anticorrupção.

O Compliance se reveste de uma série de práticas de governança para garantir que os mais diversos processos da empresa estejam sendo realizados de acordo com todos os requisitos legais e em sintonia com os princípios éticos, missão e valores da empresa. O Debatedor Magistrado do Colóquio será o Diretor-Geral da Esmesc Juiz Rudson Marcos.

O Colóquio é aberto a toda a comunidade, aos alunos e ex-alunos da Esmesc, professores, profissionais e estudantes. As Inscrições gratuitas. Clique aqui.

CONVIDADOS ESPECIAIS

Coordenador Científico e Moderador:

Moacir José Serpa: mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Consultor jurídico das empresas de energia: Campos Novos Energia S.A. - ENERCAN, CERAN - Companhia Energética Rio das Antas; BAESA Energética Barra Grande S.A. Coordenador/professor do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. Professor da Faculdade Estácio de Sá. Conselheiro - Ordem dos Advogados do Brasil/SC. Sócio da Serpa & Schaefer Advogados Associados. Professor da Escola Superior Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc).

Debatedor - Magistrado

Rudson Marcos: Juiz de Direito Titular da 3ª Vara Criminal de Florianópolis/SC. Doutorando em Ciência Jurídica, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em regime de cotutela, com dupla titulação pela Universidad de Alicante/Espanha. Mestre em Ciência Jurídica, pela Univali (2009). Especialista em Direito Processual Civil, pelo Cesusc. Graduado em Direito, pela Univali (1998). Diretor-Geral da Esmesc.

Painelistas:

Eduardo de Avelar Lamy: Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é Presidente da Comissão de Compliance da OAB/SC e Secretário-Geral Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual em Santa Catarina. É Professor Adjunto de Direito Civil e Processual Civil da Universidade Federal de Santa Catarina nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado.

Anna Carolina Faraco Lamy: Advogada, Sócia do Escritório Lamy & Faraco Lamy - Advocacia e Compliance, Doutoranda pela Universidade Federal do Paraná, Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Direito e Processo Penal da Academia Brasileira de Direito Constitucional em Florianópolis, Membro da Comissão de Direito Empresarial da OAB/SC.

Anne Caroline Prudêncio: Mestrado em LLM em Direito Internacional, Universidade de Heidelberg e Instituto de Direito Comparado Público e Direito Internacional Max-Planck – Heidelberg – Alemanha. LLM duplo em Direito Internacional – Comércio, Investimentos e Arbitragem, Universidade do Chile. Especialista em Relações Internacionais – Universidade de Brasília. Corporate Compliance Institute – Fordham University – Nova York. LEC – Legal, Ethics and Compliance – São Paulo. Docente do curso online de Formação de Compliance Officer da ComplianceNet.

ESMESC - Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina | 1986 - 2014
Rua dos Bambus, 116 - Itacorubi - Florianópolis/SC - 88034-570 - (48) 3231-3045