Pesquisar no site
Acesse o novo Portal do Aluno

 

Notícias

A Escola convida os seus estudantes dos Módulo Conteúdos Jurídicos e Módulo Práticas Jurídicas para conhecer as ideias propostas pelos professores e colaboradores no novo ambiente para estudos extras “Conteúdos e Práticas”, com textos, vídeos, exercícios e fóruns de interação para ampliar processo ensino-aprendizagem na Esmesc.

O espaço no ambiente virtual tem o objetivo de facilitar também a autoaprendizagem, de forma a incentivar a autonomia e a criatividade, apresentando soluções e ideias. Além de novos materiais, estão disponibilizados capítulos da Coleção Cadernos da ESMESC, gentilmente cedidos pelos autores, várias recordações em vídeos de eventos e outros que foram confeccionados e utilizados em 2019 no Laboratório da Residência Judicial. Salienta-se que o Lab. da Residência Judicial permanece com o Cronograma sem alterações.  

O objetivo do novo espaço "Conteúdos e Práticas” é o de orientar os estudantes para o desenvolvimento de hábitos que possibilitem aproveitamento do tempo destinado aos estudos, sendo o planejamento adotado a partir do uso de instrumentos e de procedimentos que facilitem o dia a dia na Escola e no contato com professores convidados. 

A ideia vinha sendo pensada pela direção da Escola nas pesquisas do Centro de Estudos da Esmesc, e neste momento peculiar da educação, os diretores sentiram ser excelente ferramenta para a concretização dos estudos extras. "O projeto ‘Conteúdos e Práticas’ iniciou faz certo tempo com a aula especial ‘Saber Estudar’, presencialmente, na Sede e determinadas Extensões. Agora, em 2020, estamos estruturando aos poucos o projeto para a modalidade a distância. Assim, conseguiremos estar mais em contato direto com os estudantes das diferentes regiões de nosso estado”, relata o professor Gabriel Henrique Collaço, coordenador de EaDe pesquisador do Centro de Estudos. 

COLEÇÃO CADERNOS DA ESMESC

A Coleção Cadernos da ESMESC, destinada aos estudantes da Escola, está com novas produções. Na aula magna de 2020 foi lançado o livro “Noções gerais de direito penal”, da juíza Andréia Regis Vaz, volume 6. O caderno “Tópicos de língua portuguesa e redação jurídica”, dos professores Ana Cláudia Collaço de Mello, Célia Maria da Silva e Gabriel Henrique Collaço, ganha a sua terceira edição. Para complementar obras na área da linguagem, professor Osvaci Amaro Venâncio Júnior criou o volume 7, “Boas práticas de redação jurídica”, com textos leves e descontraídos, em formatos de posts, com exemplos da língua padrão. A coordenadora-geral da Esmesc, Anne Elize da Silva, informa queno retorno das aulas, que permanecem suspensas na Escola, a equipe da secretaria e da biblioteca fará a logística de distribuição aos estudantes.

O volume 8 da Coleção Cadernos da ESMESC, “Tópicos de direito empresarial”, está na gráfica da editora EMais e é de autoria do professor Moacir José Serpa. No prelo estão duas obras, volume 9 e volume 10, da professora Patrícia Fontanella, “Aspectos destacados de direito de família” e “Aspectos destacados de direito das sucessões”, os quais devem ser lançados até junho de 2020. 

E a coleção não para. O professor Mauro Antônio Prezotto fez a atualização da obra “Tópicos de direito eleitoral”, volume 5. Está em fase de revisão ortográfica o livro do professor Daniel Deggau Bastos, volume 11, “Tópicos selecionados de direito do consumidor”. Professora Gisele Rodrigues Martins Goedert iniciou a escrita da parte geral de direito civil, projeto aprovado para execução no segundo semestre de 2020.

O grupo do Centro de Estudos da Esmesc traz novidades de publicação. Os professores Gabriel Henrique Collaço e Wagner Alves Maciel produzem a obra “Saber estudar” e os conteúdos da plataforma virtual de aprendizagem. Collaço também redige em parceria com a professora Tatyane Barbosa Philippi o livro da área de metodologia da pesquisa para a atualização da matéria de ensino da Esmesc Virtual.  

E mais produções estão sinalizadas. A fonoaudióloga e professora Giovana Caporal Menegotto lidera o grupo de produção do caderno "Preparação à prova oral”. Juliana Ribeiro Goulart, Jéssica Gonçalves e a juíza Quitéria Tamanini Vieria Péres aceitaram o convite para composição do grupo de produção da obra “Mediação e Conciliação". Ainda, está em fase de atualização o volume 4, sobre o "Estatuto da Criança e do Adolescente", do professor Enio Gentil Vieira Júnior, e as tratativas com o professor Rogério Duarte da Silva para a criação da obra de direito constitucional. 

Os volumes 1 e 3 da Coleção estão na segunda edição e são de autoria dos professores Luiz Gustavo Lovato e José Sérgio da Silva Cristóvam, de direito processual civil e de direito administrativo, respectivamente. 

Segundo o diretor-geral, juiz Rudson Marcos, os projetos da Esmesc visam agregar pensamentos de constante formação dos estudantes e professores, pois a Escola precisa produzir o protagonismo dos seus atores acadêmicos-científicos”.

REVISTA DA ESMESC 2020

 A Revista da ESMESC está com chamada pública de artigos para a edição v. 27, n. 33, até o dia 30 de maio de 2020. Por meio dos artigos, a Revista apresenta as reflexões das mais variadas temáticas relacionadas ao Direto. Para saber mais, você deve acessar a revista eletrônica para conhecer as normas de publicação.

 

“A pena no sistema jurídico brasileiro” é o tema da Aula Magna da Esmesc, no dia 12 de março de 2020, às 19h, no auditório Solon D’eça Neves, na sede administrativa da AMC/Esmesc, em Florianópolis. O Desembargador Júlio César Machado Ferreira de Mello e o Juiz Marcelo Carlin são os palestrantes do evento coordenado pela Diretora de Ensino da Escola, Juíza Andréia Regis Vaz.
Os participantes da Aula Magna receberão certificado de 4 horas-aula e o livro “Noções Gerais de Direito Penal”, da Juíza Andréia Regis Vaz, volume 6 da coleção Cadernos da Esmesc. Participe! 

As aulas dos cursos presenciais da Esmesc na sede e nas Extensões e os eventos em auditórios da Escola ficam suspensos pelo prazo de 30(trinta) dias, a partir de 16 de março de 2020. A decisão faz parte das medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Coronavírus (COVID-19), considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 Também estão temporariamente suspensos a entrada de público externo e o atendimento presencial na secretaria da Esmesc e na Biblioteca AMC/Esmesc.

 Essas e outras medidas estão previstas na Portaria 006/2020 que foi alterada pela Portaria 007/2020, assinada  pelo diretor-geral da Esmesc, Juiz Rudson Marcos.

 Recomenda-se que todos evitem aglomerações, mantenham-se em casa, e evitem buscar os serviços de saúde a não ser em casos de real necessidade. Em caso de dúvidas sobre os sintomas, entre em contato, em Florianópolis, com o serviço Alô Saúde Floripa, pelo telefone  0800-333-3233.

Portaria 006/2020

Portaria 007/2020

 

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) abre as matrículas por meio dos editais do Curso de Preparação para a Magistratura para ingresso nos Módulos Conteúdos Jurídicos e Práticas Jurídicas. Com nova matriz curricular, as vagas são distribuídas para a sede, em Florianópolis, e para as extensões de Blumenau, Chapecó, Itajaí e Joaçaba.

Sede em Florianópolis – Módulo Conteúdos Jurídicos e Módulo Práticas Jurídicas.
Extensões de Chapecó, Itajaí e Joaçaba – Módulo Conteúdos Jurídicos
Extensões de Blumenau e Joaçaba – Módulo Práticas Jurídicas

No Curso de Preparação para a Magistratura, o Módulo Conteúdos Jurídicos consolida os conhecimentos teóricos essenciais do Direito na atualidade, com a opção de pós-graduação em Direito Público. O Módulo Práticas Jurídicas contempla conteúdos de caráter técnico e prático, e de formação humanística, com a opção de pós-graduação em Direito Aplicado.

NOVA Matriz Curricular Conteúdos Jurídicos

NOVA Matriz Curricular Práticas Jurídicas

Edital 25/2019 - Módulo Conteúdos Jurídicos Extensão de Itajaí e Extensão de Chapecó, matrículas até 14 de fevereiro de 2020, clique aqui.

Edital 26/2019 - Módulo Práticas Jurídicas Extensão de Blumenau e Extensão de Joaçaba, matrículas até 14 de fevereiro de 2020, clique aqui.

Edital 28/2019 - Módulo Conteúdos Jurídicos Sede em Florianópolis, matrículas até 14 de fevereiro de 2020, clique aqui.

Edital 27/2019 - Módulo Práticas Jurídicas Sede em Florianópolis, matrículas até 14 de fevereiro de 2020, clique aqui.

Edital 030/2019 - Módulo Conteúdos Jurídicos Extensão Joaçaba, matrículas até 14 de fevereiro de 2020, clique aqui.

Ficha de inscrição, clique aqui.

CONTRATOS

Contrato  - Módulo Conteúdos Jurídicos Extensão de Itajaí

Contrato - Módulo Conteúdos Jurídicos Extensão de Chapecó

Contrato - Módulo Conteúdos Jurídicos Extensão de Joaçaba

Contrato - Módulo Práticas Jurídicas Extensão de Blumenau 

Contrato - Módulo Práticas Jurídicas Extensão de Joaçaba

Contrato - Módulo Conteúdos Jurídicos Sede em Florianópolis com metodologia da pesquisa

Contrato - Módulo Conteúdos Jurídicos Sede em Florianópolis sem metodologia da pesquisa

Contrato - Módulo Práticas Jurídicas Sede em Florianópolis com metodologia da pesquisa

Contrato - Módulo Práticas Jurídicas Sede em Florianópolis sem metodologia da pesquisa

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) informa que estão abertas as inscrições para a prova de ingresso na Residência Judicial I do Curso de Preparação para a Magistratura. O processo de inscrição é até o dia 20 de maio de 2020, obedecendo ao disposto no Edital 005/2020.

A prova será realizada no dia 23 de maio de 2020, das 08h às 11h30min, em Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão, e destina-se a oferecer 18 (dezoito) vagas para cadastro de reserva da Residência Judicial. 

Residência Judicial I

O Curso de Preparação para a Magistratura é desenvolvido em Módulos, conforme o disposto no Regimento Interno e Projeto Pedagógico. O presente Edital refere-se à Residência Judicial, com carga-horária total a ser cumprida no período máximo de 24 meses (Residência I). Da carga horária total, as atividades cumpridas em gabinete serão realizadas sob a supervisão de Magistrado Orientador, nos termos da Resolução Cejur n. 001/2015. As demais serão cumpridas sob a responsabilidade da Esmesc, em sistema presencial e/ou EaD.

EDITAL 005/2020

EDITAL  005/2020 - RETIFICAÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) concederá desconto no Módulo Práticas Jurídicas (M II) - 2020.1 da Sede, em Florianópolis, e das Extensões, em Blumenau e em Joaçaba. O desconto no valor das parcelas do Módulo Práticas Jurídicas (M II) é para os alunos regularmente matriculados no Módulo Conteúdos Jurídicos (M I ) ou para os que tenham concluído o Módulo I da Esmesc. 

Esse benefício não é cumulativo e caso o aluno já faça jus a outro benefício, este deverá escolher entre um e outro. Somente os alunos ou ex-alunos que tiverem em situação regular na Esmesc terão direito às condições expostas na tabela abaixo. O pagamento em atraso implica na perda do desconto aqui previsto, sem prejuízo dos encargos contratuais. Não há desconto no valor da taxa de matrícula.

Confira a tabela com os descontos previstos:

PERÍODO DE MATRÍCULA/CONDIÇÕES

25/11/2019 a 17 /01/2020 - 20% de desconto

18/01/2020 a 03/02/2020 - 10% de desconto

04/02/2020 a 21/02/2020 - 5% de desconto

Portaria 006/2019 - Disciplina o desconto a alunos e ex-alunos da Esmesc que realizarem a matricula no Módulo Práticas Jurídicas do curso

NOVA Matriz Curricular Práticas Jurídicas

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) prorroga as matrículas por meio dos editais do Curso de Preparação para a Magistratura para ingresso nos Módulos Conteúdos Jurídicos e Práticas Jurídicas. Com nova matriz curricular, as vagas são distribuídas para as extensões de Chapecó  e Joaçaba.

Extensões de Chapecó e Joaçaba – Módulo Conteúdos Jurídicos

NOVA Matriz Curricular Conteúdos Jurídicos

NOVA Matriz Curricular Práticas Jurídicas

Edital 006/2020 - Módulo Conteúdos Jurídicos Extensão de Chapecó, matrículas até 13 de Abril de 2020, clique aqui.

Edital 004/2020 - Módulo Conteúdos Jurídicos Extensão Joaçaba, matrículas até 13 de abril de 2020, clique aqui.

Ficha de inscrição, clique aqui.

CONTRATOS

Contrato - Módulo Conteúdos Jurídicos Extensão de Chapecó

Contrato - Módulo Conteúdos Jurídicos Extensão de Joaçaba

O Juiz Rudson Marcos, Diretor-Geral da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina – Esmesc, torna público o resultado final do Processo Seletivo de Ingresso na Residência Judicial I, da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc).

Resultado Final 

Torna público, outrossim, informa aos candidatos aprovados na prova de ingresso que a  documentação para matrícula no Módulo III – Residência Judicial deverá ser entregue na secretaria da Esmesc, localizada na Rua dos Bambus, 116, Itacorubi, Florianópolis-SC, até as 10 horas do dia 17 de dezembro de 2019. A Reunião com a Academia Judicial, para a escolha do Magistrado Orientador será realizada no dia 17 de dezembro de 2019, às 13h., na sede da AMC/Esmesc, em Florianópolis.

Subcategorias

ESMESC - Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina | 1986 - 2014
Rua dos Bambus, 116 - Itacorubi - Florianópolis/SC - 88034-570 - (48) 3231-3045